A Zeno.FM Station
RÁDIO MIDINET - O som da saudade: dezembro 2012

AÚDIO DIGITAL X MIDI


Aúdio

O som é o elemento mais sensual da multimídia. Como se utiliza o poder do som pode fazer a diferença entre uma simples apresentação multimídia e uma apresentação profissional. Em projetos multimídia não é necessário o conhecimento de harmonia, intervalo, ondas, claves, etc. Porém é indispensável se ater a três pontos: como criar o som; como gravar e editar o som; e como incorporar o som no projeto.

.No Windows os arquivos de sons são do tipo .WAV e estão residentes no subdiretório Windows\Media. Além dos já existentes é possível a criação/adição de novos arquivos de som, armazená-los como arquivos do tipo .WAV no diretório Windows\Media e usar o painel de controle Sound para selecioná-los.

Áudio Digital vs. MIDI

MIDI (Musical Instrument Digital Interface) é um padrão de comunicação criado no início dos anos 80s para instrumentos musicais eletrônicos e computadores. Permite que instrumentos musicais (como por exemplo sintetizadores) de diferentes fabricantes se comuniquem através do envio de mensagens por cabos conectados entre os diversos dispositivos.

O protocolo da interface MIDI passa detalhes como, por exemplo, descrição do escore musical, notas, seqüência das notas, e qual instrumento toca estas notas. Entretanto dados de um arquivo MIDI não são sons digitais e sim representações musicais feitas a mão e armazenadas num formato numérico. Áudio digital é uma gravação enquanto MIDI é um escore, onde o primeiro depende da qualidade do sistema de som e o outro da qualidade do instrumento musical e da capacidade do sistema de som.

Os arquivos no formato MIDI tendem a ser menores do que os arquivos no formato digital, enquanto o som digital não depende dos dispositivos os MIDI são dependentes dos dispositivos a serem usados para playback. O som digital é utilizado para gravar músicas em CDs.

Os arquivos MIDI têm algumas vantagens:

 São arquivos mais compactos ( em geral são de 200 a 1000 vezes menores que os digitais) e independem da qualidade do dispositivo do playback, por conseqüência não ocupa muito memória RAM, espaço em disco e recursos da CPU;

 Como são arquivos pequenos levam vantagens (na carga e na execução) sobre os digitais quando embutidos (embedded) nas páginas da Web;

 Em alguns casos (quando a fonte do MIDI é de excelente qualidade) o som produzido por este tipo de arquivo é melhor do que o digital;

 Os dados de um arquivo MIDI são editáveis, portanto se pode modificar o seu tamanho sem modificar a música ou a sua qualidade, isto é, só modificando o tempo.

Porém os arquivos do tipo MIDI têm algumas desvantagens:
 Como os dados de um arquivo MIDI representam não o som e sim o instrumento musical, o playback só irá funcionar adequadamente se o dispositivo utilizado para este propósito for idêntico ao dispositivo de origem da produção;

 Os arquivos MIDI não podem ser usados facilmente para reproduzirem diálogos (voz).

Em geral, a maior qualidade dos arquivos digitais vem da sua consistência na qualidade do playback. Isto leva a uma maior utilização deste tipo de arquivo nos projetos multimídia, porque garante a qualidade do som do início até o fim. Podemos ainda acrescentar duas razões para o uso deste tipo de arquivo:
 Um quantidade maior de aplicações que suportam arquivos de som digital;

 Não requer conhecimento de teoria da música.

Em que circunstâncias se deve usar cada tipo de arquivo:

Arquivos do tipo MIDI

Arquivos de áudio digital

Quando não se tem memória (RAM) suficiente, ou espaço em disco, ou capacidade de processamento da CPU, ou largura da banda

Quando não se tem controle sobre o hardware que será utilizado para o playback

Quando se tem um dispositivo MIDI de alta qualidade

Quando se tem recursos computacionais e largura de banda suficiente para manipular arquivos digitais

Quando se tem um controle completo sobre o dispositivo que será utilizado para playback

Quando é necessário a utilização de diálogos (voz)

Quando não é necessário a utilização de diálogos (voz)

 Áudio Digital

O som pode ser digitalizado a partir de microfone, sintetizador, reprodução de fitas cassetes, programas de rádio ou televisão, de CDs. Em geral, se pode digitalizar sons de qualquer fonte, seja natural ou pré- gravada.Som digital pode ser representado como pedaços de som (samples), onde a cada fração de segundo um pedaço do som é armazenado no formato digital, ou seja, a informação é representada na forma de bits e bytes.

Algumas definições são importantes, como: qual a freqüência que os samples são retirados é a sampling rate; qual o montante de informação que é armazenado para cada sample é o sample size. As três freqüências mais utilizadas na multimídia para os samples são: 44.1 kHz (qualidade do CD), 22.05 kHz e 11.025 kHz.

O som estéreo é mais realístico que o mono porque o ser humano possui dois ouvidos, por outro lado, o som estéreo requer duas vezes mais espaço do que o mono.