A Zeno.FM Station
RÁDIO MIDINET - O som da saudade: fevereiro 2013

Como Fazer um MP3 ou WAV a Partir de um MIDI Usando Audacity

Se você deseja converter seu arquivo MIDI para o formato MP3 sem usar um software de conversão especializado, você pode fazê-lo usando o editor de áudio grátis Audacity. O Audacity é um gravador e editor de áudio robusto, poderoso e de código aberto que pode fazer muito mais do que você poderia esperar de um aplicativo gratuito.


Passos

1)Abra o Audacity. Se ainda não o tiver, você pode baixá-lo em SourceForge.net

2)Defina suas saídas e entradas. Em seu gravador MIDI ou DAW, verifique por onde o áudio está sendo enviado. Sua entrada do Audacity deve coincidir com as saídas do seu gravador de MIDI.
Você pode encontrar suas saídas de gravação de áudio em MIDI nas preferências do aplicativo.


No Audacity, escolha uma das opções no menu suspenso ao lado do ícone do microfone.


3)Selecione seu mix de produção. Escolha mono ou estéreo, conforme você queira, a partir do menu suspenso ao lado do ícone do microfone.


4)Verifique os seus níveis. Coloque o Audacity no modo Record Ready pressionando Pause (as duas linhas azuis verticais), e depois pressionando Record (o ponto vermelho). Toque o seu arquivo MIDI, e, no Audacity, defina o nível de entrada (o cursor ao lado do microfone) para que os medidores de nível raramente cheguem a 0.


5)Grave a sua música. Quando você estiver satisfeito com os níveis, volte o seu arquivo MIDI para o início, pressione o botão de gravação no Audacity, em seguida, pressione o botão Play do seu arquivo MIDI. Você deverá ver ondas de áudio sendo formadas no gráfico do programa.

6)Pare a gravação. Quando a música terminar de tocar, pressione o botão amarelo Stop no Audacity, e clique no botão Stop em seu software de reprodução de MIDI.

7)Verifique o seu arquivo. Clique na seta verde Play no Audacity, e escute a sua música para garantir que tudo esteja como você gostaria.


8)Exporte sua música. No menu File, selecione Export..., e na janela de exportação resultante, nomeie o arquivo e selecione arquivos MP3 a partir do menu suspenso.
Note que você também pode escolher os tipos de saídas WAV, AIFF, WMA, e muitos outros - escolha o que melhor atende às suas necessidades.